O Moçambicano Pedro da Silva que brilha em Portugal e já reclama a sua chamada para representar Moçambique.

Pedro da Silva: brilha no campeonato universitário de atletismo em Portugal e já reclama a sua chamada para representar Moçambique

Pedro Henrique Pinto Cerqueira da Silva de 25 anos de idade, estudante universitário cresceu no bairro da polana cimento, viveu uma grande parte com os seus progenitores, isso antes de rumar a Portugal, onde neste momento além de estudante é praticante do atletismo especialista em 200 metros planos.

Nesta semana Pedro, coincideu uma entrevista ao jornal o povo e falou de vários assuntos mais principalmente do sonho de representar o país que lhe viu crescer.

Sempre estive ligado ao desporto

Aos 15 anos de idade, foi praticante de judo, na altura era considerado um dos melhores ao nível nacional, facto que  valeu uma bolsa de estudos, isso quando ainda morava em Maputo, depois tive que desistir da  prática da modalidade, deviduo a escola.

Aos 19 anos começo novas experiências

Nesta altura já com 20 anos tive que continuar os estudos, ingressei  a universidade, isto já em Portugal, onde hoje sou licenciado em gestão de empresas.

Em 2016 começa o bichinho pelo atletismo

O meu tio convidou para ir assistir os corredores, porque ele sabia da minha inclinação pela modalidade mais nunca havia tido oportunidade de estar naquele ambiente, nesse dia fui a faculdade de Porto fazer testes, no primeiro treino de velocidade num universo de 10 corredores, fiquei na segunda posição, daí que o treinador virou para me e disse mim amanhã 18 horas treinos… Não quis acreditar, até porque não tinha técnica comparado com os outros atletas que estiverem comigo nesse dia e já tinham mais experiência.

Neste mesmo ano, fiz só 3 meses de treinamento, voltei para Moçambique de férias para visitar a família daí tive o primeiro contacto com federação Moçambicana de atletismo.

Demonstrei interesse de representar Moçambique mas depois não tive sucesso, mas também tinha começado a pouco tempo e era complicado.

Já representei Moçambique nas provas internacionais mas em judo

Só vim para Portugal para estudar e tenciono voltar quando acabar o curso, daí que desejo representar o meu pais nos mundiais, e nos jogos olímpicos, tenho orgulho em ser Moçambicano.

Para esta época,  foi contratado pela equipa da Maia Atlético clube,  esta coletividade ambiciona estar na primeira divisão de Portugal, eu pessoalmente tenho meus objectivos, que passam por ser recordista de Mocambique nos 100 metros, participar nos campeonatos nacionais que tem se realizado na minha terra.

Atletismo Moçambicano

Na verdade o país tem muitos talentos, falo de recursos humanos o exemplo disso é Kurt Couto e CREVE Machava, os dirigentes devem apostar mas em infraestruturas de qualidade e procurarem massificar o atletismo.

Suas conquistas

Em 2017 melhor ano, fui ao pódio 10 vezes na zona norte mas uma vez ninguém quis saber de mim.

2018 foi o ano aonde entrei na faculdade de desporto depois de ter terminado o curso de gestão, comecei a fazer o curso de ciências desportiva para ter mas conhecimento do atletismo.

Ano passado 2019 melhor época, onde fui 8 vezes campeão, 1 vez vice campeão e 1 vez terceiro lugar.

1 Comentários

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem